sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Natal 2022, psicologia, ética, filosofia e matemática para 2023 e futuro mundo melhor

Gostaria de ter um presente de Natal 2022 não só para amigos e familiares, mas também para todos os melhores deste mundo, em especial os que compartilham a vontade de colaborar para um mundo melhor. Mas temo que alguns me digam que "vá pregar para outra freguesia". 

Gostaria de ter o poder de Cristo quando disse que quem escandalizava uma criança mais lhe valia não ter nascido, pereceria no fogo eterno. Pior dessa punição, se tivesse o poder de um Deus, daria um inferno na terra a Putin e putinistas que não se convertessem a indemnizar as vítimas dos danos causados pela bárbara invasão da Ucrânia. 

Gostaria de ter um presente para cada um dos melhores e o poder de punir os piores que não se convertessem a pagar as consequências dos seus atos, como é evidente para o mais elementar bom senso de justiça. O meu presente é o meu tempo a escrever as ideias que me parecem melhores para um mundo melhor, mas temo que os meus presentes sejam um "desmancha prazeres" ou "presentes do diabo": o tempo é o bem mais precioso de cada um, sobretudo das pessoas mais “preciosas”. Continuar a ler pode ser um presente para uns ou presente do diabo a roubar o bem mais precioso: o TEMPO. O meu tempo é o meu presente só para quem quiser ver os meus espetáculos, (1), ou tiver curiosidade na evolução das minhas ideias de 1973 a 2022, com as minhas ideias atuais sobre psicologia, ética, matemática e filosofia para um futuro mundo melhor, (2). 

(1)  Só para quem gostar de ver os meus espetáculos e minhas ideias em 1973 e 1976: TV, RTP1, 1973: https://cutt.ly/fXH4y7h. TV, RTP: “Temos Festa… Ilusões, 1976: https://cutt.ly/8XH7jxj. Pierrot et Colombine: http://www.youtube.com/watch?v=OtmYMg2tMrk. Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PL_E-ESThb_CEoHG0EUE6nRuPGCoDbLuKP. Site antigo histórico de 2002: http://xoomer.alice.it/jiimm/serip.htm. 

(2) Quem não se sentir motivado em saber a minha opinião sobre como todos podemos contribuir para um mundo melhor, não perca o seu tempo a continuar a ler. O melhor dos meus estudos de psicologia, ética, filosofia e matemática para um mundo melhor: o melhor dos meus estudos de psicologia quase todos conhecem, mas poucos o aplicam com ética global e bom senso de justiça: OS COMPORTAMENTOS PREMIADOS TENDEM A SER REPETIDOS E OS PUNIDOS TENDEM A SER EVITASOS. O pior deste momento a nível global é a bárbara invasão da Ucrânia. 

Todos podemos aplicar um pouco de psicologia, ética e matemática para o fim desta guerra. Proponho à criatividade e inteligência coletiva de inventar e aplicar meios de por fim a esta guerra: 

1. Apoiar, selecionar e divulgar as melhores mensagens de António Guterres e elites da ONU. 

2.   Dar mais poder à ONU, a começar por divulgar e apoiar as suas mensagens para a paz na Ucrânia. 

3.  Inventar meios e sugestões para as mensagens de paz darem lugar à prática. 

4.  Divulgar as verdades mais evidentes e as opiniões mais eficientes para o fim da bárbara invasão da Ucrânia, a pior guerra de pois de Hitler. 

5.  Divulgar as verdadeiras semelhanças entre Putin e Hitler, entre as barbaridades dos putinistas e nazistas. 

6.   Substituir a russofobia por putinofobia e apoiar economicamente os russos que não são putinistas com o sequestro dos bens dos putinistas. 

7.   As melhores ideias resultam de muitas ideias. A sua ideia pode ser a 7ª para o fim da bárbara invasão da Ucrânia. a ÉTICA e FILOSOFIA são valores discutíveis. "Presunção e água benta cada um toma a que quer". Mas a MATEMÁTICA de alguns fatos e outros aproximados podem estar na base de uma reflexão ética e filosófica: na Alemanha venderam-se 29 milhões de árvores do Natal. Aplicando uma matemática aproximada, quantas crianças a morrer de fome se salvariam com esses terrenos ocupados 7 anos a crescer árvores de Natal. Será justo e de bons cristãos comprar essas árvores e enche-las de luzes enquanto milhões de pessoas da Ucrânia sofrem frio devido à barbara invasão da responsabilidade de Putin e putinistas? Esta é uma questão ética e filosófica para a qual cada um pode ter a sua opinião e agir em consequência. 


Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial