sábado, 20 de fevereiro de 2016

CIC=Criatividade e Inteligência Coletiva online: verdades da ciência ou mentiras publicitárias com mais danos colaterais do que benefícios?



Perguntas de um advogado di diabo para a NEO-CIC=Criatividade e Inteligência Coletiva online investigar certas promessas ditas científicas e inovadoras sobre o desenvolvimento de certas capacidades humanas:
A – “No. 1 da formação do cérebro para uma mente afiada”, (1), ou mentira do século como a promessa de “Como obter uma memória prodigiosa?” sem revelar que os danos colaterais são superiores aos benefícios?
C – O tempo para desenvolver certas capacidades mentais falta para desenvolver outras. Estes exercícios desenvolvem as mehlores capacidades da maioria ou são como o escândalo da VW: medem os progressos para determinados testes com danos colaterais desconhecidos pelas capacidades pragmáticas do quotidiano que não são desenvolvidas?
D - "Pela primeira vez, poderia ser empiricamente comprovada que pode ser habilidades cognitivas gerais melhorar através de treinamento do cérebro",  ou mais uma banal prova de que cada exercício desenvolve uma capaciidade enquanto atrofia outras que podem ser mais importantes na prática quotidiana?
E - Prof. Dr. Lindenberger, diretor do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano em Berlim estudou ou falou alguma vez das contra-indicações práticas, dos danos colaterais? Ou este método é verdadeiramente revolucionário com com só benefícios e sem efeitos negativos?
F - "Envelhecimento na Alemanha", ...  "Brain tem na vida cotidiana nenhum efeito"... aumentar as capacidades cognitivas com treinamento do cérebro... O estudo do Instituto Max Planck e da Universidade Humboldt de Berlim conhecem o negativo na vida prática? Ou é só positivo como este artigo pretende mostrar?
G – “O estudo Cogito é o maior e provavelmente o estudo mais convincente no campo de treinamento do cérebro” ou mais un sistema como o da VW: resultados positivos nos testes mas negativos na vida prática?
H – “Uma sessão de treinamento aqui foi composta por 12 testes; 6 de entender e velocidade, semelhante ao "flash de olhar", de 3 a pressão sobre a memória de trabalho, como "2-Back", e 3 para a memória, tais como "Memory Duplo"...  Uma característica inovadora do estudo é que há tarefas de teste de QI típicos foram utilizados...” É evidente que o treinamento de uma capacidade humana, seja física ou mental, aumenta a sua eficiência. Mas é igualmente evidente que nem sempre se podem desenvolver duas capacidades com a mesma eficiência do desenvolvimento de uma. É igualmente evidente que cada capacidade desenvolvida corresponde ao atrofiamento de outras. Estes testes só falam do positivo para os resultados em laboratório. Mas esses resultados não serão como o sistema do escândalo da VW: resultados positivos nos testes mas negativos na vida prática pelas capacidades mais importantes e pragmáticas da vida de cada um que podem ser atrofiadas?
(1)                 Um artigo em alemão, ("Nr. 1 Gehirntraining für einen scharfen Verstand“, (https://www.neuronation.com/landingpage/methode-steigert-intelligenz-03/nn-opt/0?lang=de&lp-c=taboola&lp-m=methode-steigert-intelligenz-03&lp-a=brain02&utm_source=taboola&utm_medium=article&utm_campaign=methode-steigert-intelligenz-03&utm_content=brain02), recordou-me a mentira do século passado, para mim: prometia um método “Como obter uma memória prodigiosa” e comprei por um caro preço umas fotocópias para perder tempo e dinheiro.  

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial